Novo texto adicionado: “TECLADO OU CANETA NA ESCOLA BÁSICA? OU TECLADO E CANETA?”

No último número da Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL   (setembro de 2018), que acaba de  sair, está meu texto, voltado para o professor do Ensino Fundamental, TECLADO OU CANETA NA ESCOLA BÁSICA? OU TECLADO E CANETA?, inicialmente publicado como preprint na ResearchGate (10.13140/RG.2.2.17034.77764). 

Neste texto expresso uma preocupação enquanto professor, surgida de dois conjuntos de notícias que vêm ganhando difusão na mídia. Os conjuntos podem ser resumidos como: (a) ninguém mais usa caneta (nem lápis, lapiseira…); e (b) escolas europeias e norte-americanas estão banindo a escrita manuscrita, em especial a cursiva, em favor da digitação. Reunidos, os dois conjuntos de notícias permitem antever um futuro em que viveremos uma mudança impensável para os que tivemos nossa formação básica até os anos 1980. E que, afinal, não parece improvável quando tentamos lembrar da última vez que escrevemos à mão um texto de verdade. Estamos frente a uma questão apenas cultural? É somente uma questão de optar entre manter uma tradição ou preparar as crianças para um mundo que não é mais o do professor formado antes da década de 1990?

O índice do número, cujo tema é Biolinguística, vai a seguir.

Boa leitura!


Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL 
Vol. 16 – número 31 – setembro de 2018 – ISSN 1678-8931
TEMA: Biolinguística

ARTIGOS
 :: Editorial ::, de Gabriel de Ávila Othero
 :: ReVEL na Escola: Teclado ou caneta na escola básica? Ou teclado e caneta? ::, de Maria Carlota Rosa
 :: Tradução: Sobre mentes e linguagem ::, de Noam Chomsky
 Dinâmicas de interação nature-nurture: do imprinting à reciclagem neuronal, de Isadora Rodrigues de Andrade, Aniela Improta França & Thiago Oliveira da Motta Sampaio
 O estatuto da Biolinguística: fundamentos teórico-ontológicos relevantes, de Yuri Fernando da Silva Penz & Ana Maria T. Ibaños
 O papel das interfaces no processamento inicial de estruturas recursivas, de Sabrina Anacleto Teixeira & Letícia Maria Sicuro Corrêa
 The acquisition of the indeterminate and passive se clitic in Brazilian Portuguese: outcomes of an acquisition through writing, de Lara Ribeiro da Silva

• RESENHA: Resenha de “O Desenrolar da Linguagem”, de Guy Deutscher, de Ednei de Souza Leal
• RESENHA: Resenha de “Por que apenas nós? Linguagem e evolução” , de Rafaela Rebello & Eduardo Correa Soares
• RESENHA: Resenha de “The Oxford Handbook of Reading”: um livro de cabeceira para estudiosos da leitura, de Aline E. Pereira & Rosângela Gabriel




Descubra mais sobre Linguística - M.Carlota Rosa

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

2 comentários sobre “Novo texto adicionado: “TECLADO OU CANETA NA ESCOLA BÁSICA? OU TECLADO E CANETA?”

  1. Prezada Carlota Li teu artigo com grande interesse. Para mim não há dúvida. Tudo que estimula o cerebro é benéfico. A escrita e o teclado estimulam partes diferentes do cérebro e possibilitam melhor desenvolvimento. Outro exemplo, ler em voz alta também estimula partes diferentes do que ler em silêncio. Portanto as evidências são claras que estimular de várias maneiras é sempre melhor. Até mudar rotinas é benéfico pois estimula novos neurônios. Acho que já poderias ser mais enfática em dizer que é melhor escrita + digitação e não cada uma isolada e mais, escrever e falar, digitar e falar e assim por diante. Um grande abraço Nelson

    Curtir

    1. Comecei a prestar atenção à questão da escrita manuscrita desde a leitura do texto do Déjérine. Acho que aquele foi um dos textos que li que mais me impressionou. E que nos leva a um mar de perguntas. Deixei algumas nesse texto.

      Curtir

Deixe um comentário