Artigos científicos de grandes nomes da literatura?

Em postagens anteriores (1 – Recebi emails de uma revista internacional interessada em publicar minha pesquisa; 2 – Vale a pena publicar nessa revista?) mencionamos as revistas científicas predatórias, designação que vem referindo um tipo de periódico científico de acesso aberto que parece ter como único critério de publicação o pagamento de uma taxa, o APC (sigla para Article Processing Charges).

Recentemente a Retraction Watch trouxe mais um caso de revistas predatórias, mas bem diferente: nesse caso, o que chamava a atenção era o corpo de autores das publicações.

O diferencial é que o leitor se depara com artigos científicos que, em princípio, parecem atribuídos a grandes nomes da literatura — todos mortos há tempos — mas esses autores científicos todos contam com a afiliação a uma universidade, sempre a um departamento designado por departamento de ciência básica que não se consegue encontrar e nenhum deles tem endereço eletrônico institucional. Em nenhum dos casos parece tratar-se de um homônimo.

Um número mais que especial, por exemplo, traz como autores uma lista que, em princípio, seria de escritores famosos: Charlotte Brontë (viveu entre 1816 e 1855), Herman Hesse (viveu entre 1877-1962), Rainer Maria Rilke (viveu entre 1875 e 1926), Walt Whitman (viveu entre 1819 e 1872) e William Faulkner (viveu entre 1897-1962). Nos artigos estão ligados, respectivamente, às universidades de Aberdeen, Colônia, Free University of Berlin, Yale e Stanford.

Também podemos encontrar, em outro periódico, um Herman Melville (o famoso viveu entre 1819 e 1891) publicando. Não se trata de descoberta de textos até então desconhecidos, o que seria caro a historiadores e filólogos. É esquisito.



Descubra mais sobre Linguística - M.Carlota Rosa

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Um comentário sobre “Artigos científicos de grandes nomes da literatura?

Deixe um comentário