Luto na Linguística: morre Maria Helena Mateus

Um AVC,  coma irreversível.  E a morte.

Maria Helena foi  a pessoa mais importante  para a minha vida acadêmica. Quando a conheci era Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mas isso não era o mais importante: era iluminada. Recebeu-me em Portugal como se eu fosse da família, foi incansável durante a minha pneumonia no meu período como bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian.

A luz de Maria Helena agora se apaga. É muito triste.


Coloquei no site da AILP/ Associação Internacional de Linguística do Português: https://ailp.wordpress.com/2020/03/30/a-linguistica/



Descubra mais sobre Linguística - M.Carlota Rosa

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

10 comentários sobre “Luto na Linguística: morre Maria Helena Mateus

  1. Boa Noite, Profa Carlota, espero que toda sua gratidão, um dos sentimentos mais nobres no ser humano, seja exemplo para todos nós estudantes da linguística e demais pessoas que a conhecem. Lamento pelo fato e espero que você se recupere da tristeza e da dor causa pela perda de alguém tão especial na sua vida e que te acolheu com tanto carinho e amizade.Um abraço 

    Prfº Ms. Cristovão Teixeira Abrantes

    Estudos da Linguagem Intercultural

    Departamento de Educação Intercultural – DEINTER

    Campus Ji-Paraná – RO

    Universidade Federal de Rondônia – UNIR

    Curtir

  2. Como “curtir” um post desses? Na verdade, curti apenas por suas doces palavras, pois a notícia é muito triste!! Sinto muito por sua perda e sei que as lembranças do que viveram nunca se apagarão!!

    Curtir

    1. Lembro-me de quando Maria Helena Mira Mateus nos foi apresentada por Yonne Leite. Primeiro, por publicação; depois, pessoalmente. Uma senhora muito bonita, muito elegante e muito inteligente. É triste ver partir cada referência que temos dos cientistas que conhecemos e cujos trabalhos nos encantaram. Um abraço carinhoso, Carlota.

      Curtir

Deixe um comentário